terça-feira, 12 de junho de 2007

O que acontecia no mundo e na minha vida - Parte II - Grupo Escolar

Em 1968 eu me formei na quinta série primária. Eu fui um ótimo aluno, gostava do Grupo Escolar, e tinha medo de ir para o Ginásio. Muito tempo depois eu fui descobrir que em 1968 aconteceram um monte de coisas interessantes no mundo, especialmente na França: estudantes protestaram, ocuparam universidades, enfrentaram o governo, e criaram muitas frases lindas, uma que eu gosto muito é: Corre, camarada, o velho mundo está atrás de ti!...
Em 13 de dezembro de 1968, dia do meu aniversário, o governo militar decretou o AI 5 - o ato institucional número 5, que fez muitas cassações, e tirou a liberdade de muita gente. Eu nem sonhava que isso estava acontecendo na festa dos meus 12 anos.
Para entrar no ginásio, passei estudando de monte na quinta série, com duas colegas, Alice e Nádia. Fiz o exame em duas escolas, o Inácio Montanha e o Julinho. Passei nos dois. Eu queria ir para o Julinho. Minha mãe achou que era melhor o Inácio Montanha. O Julinho era colégio de maconheiros e subversivos. O Inácio Montanha tinha muros altos, tinha disciplina. No Julinho o aluno podia entrar e sair a hora que quisesse.
Em 1969 eu estava fazendo o primeiro ano ginasial no Ginásio Inácio Montanha. Neste ano Pelé fez seu milésimo gol, eu vi na televisão, numa partida do Santos contra o Vasco.

Hoje em dia volto muito nestas duas escolas, para observar meus estagiários de ensino de história. Esses dias, no Inácio Montanha, encontrei um ex colega, agora professor de matemática. Orientei uma monografia de especialização, da minha ex colega de curso Marion, que fala da identidade do aluno juliano, e que virou livro, fiz o prefácio. A vida dá muitas voltas!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Professor!
Acho que vou mesmo aproveitar algumas partes da sua história!
Obrigada!
Como a Giovana disse, em 69 o homem pisou na Lua e em 70 o Brasil foi Tricampeão na Copa do Mundo!
Bons tempos...
Um abraço!

isabel disse...

No ano de 1981, em dezembro, eu fiz a minha primeira comunhão. Fiquei muito triste, pois no mesmo dia fazia exatamente um ano que a minha bisavó tinha morrido.
23/09/1981(dia do meu aniver)- O México ratifica a Convenção sobre Formas de Discriminação Contra a Mulher.
Muito legal lembrar os fatos marcantes de nossa vida.Beijos e um ótimo findi! Isabel

Fernando Seffner disse...

janete e isabel: o espírito do nosso trabalho nesse momento é este, fazer umas costuras entre fatos da nossa vida e fatos do mundo. Depois vamos olhar isso com mais atenção. Abraços.